em português

Cinzelar a matéria mineral é um trabalho exigente e emocionante : uma necessidade vital à prova do barulho, do pó e do esforço monumental. Quando termino uma peça o transtorno acalma, como se todos os impactos brutos das ferramentas em nada tivessem endurecido o espírito.

Criadora contemplativa, Inês Ferreira desenvolve um estilo singular na escultura contemporânea.

Nasce em Lisboa e vive entre as duas margens do rio Tejo, sendo a memória da casa familiar na Caparica, enraizada no Oceano Atlântico. Depois do diploma universitário em artes visuais escultura – via artística e estágio de escultura em pedra, instala-se na costa noroeste francesa, departamento da Finisterra, litoral do canal da mancha.

A Bretanha rochosa permitiu-lhe aperfeiçoar a sua arte e alcançar a habilidade da pedra trabalhada em talha directa: para Inês Ferreira a magia do processo técnico que transforma um volume faz parte do acto inspirador em si mesmo.

A busca da simplicidade e do equilíbrio encontra-se tanto nas suas esculturas abstratas como figurativas. Ao esculpir matérias nobres, a artista descobre na subtracção o vazio que compõe a forma no espaço; sublimar o pensamento à realidade e realçar a reflexão antes da concepção.

Inspirada na matéria mineral, na paisagem e na herança clássica ; as suas instalações aliam a pedra de kersanton, mármore e calcário português, granito bretão e outros. No seu atelier e numa atitude poética a escultora cisela a rocha em criação livre.


escultora membro da associação Sculpteurs Bretagne


percurso profissional

recompensas

citada nas edições   (seleccionadas)